terça-feira, 19 de novembro de 2013

10 dicas para tornar sua Comunicação mais eficaz


     
O profissional de comunicação precisa identificar de que maneira sua argumentação pode ser mais eficaz. Além de ter repertório e conhecimento, é importante saber se expressar e organizar ideias.

Pensando nessas questões, o Comunique-se Educação elegeu 10 dicas para tornar sua comunicação mais eficaz com base no curso “Oratória para comunicadores – Técnicas de argumentação”, ministrado pela jornalista e doutoranda pela ECA-USP Fabiana Grieco.
0-0-0-0img19Invista em técnicas para melhorar sua capacidade de argumentação (Imagem: Reprodução)


1 – Seja um bom ouvinte
Ser um bom ouvinte é estar disposto a aprender e atento aos sinais do outro.


2 – Estabeleça um objetivo

Quem atua na área de comunicação deve estabelecer um objetivo a ser cumprido em relação ao seu desempenho: utilizar linguagem correta, tentar ser mais comunicativo, manter maior vínculo com a equipe, etc.


3 – Conheça o público
A comunicação é eficaz quando há adaptação do conteúdo/formato da apresentação conforme as características do público.


4 – Identifique o melhor formato de apresentação
Adequar a disposição do conteúdo, aumenta a segurança do orador e facilita a compreensão do público.

5 – Utilize recursos que emocionem
Sejam recursos audiovisuais, como filmes ou videoclipes, os recursos que emocionam serão mais bem recebidos.


6 – Estude o conteúdo
Dominar o tema, entender o assunto e conseguir abordá-lo com profundidade é vital para fazer a diferença.


7 – Treine a apresentação
O mais indicado é praticar! Leia em voz alta, simule a apresentação, pense em possíveis questionamentos e respectivas respostas.

8 – Concentre-se na mensagem
Evite pensar nos possíveis erros cometidos durante a apresentação, pois a perda de
concentração dificulta o desempenho do orador.


9 – Aja de maneira natural
A comunicação pode ser ainda mais convincente quando, além da técnica,
ocorre de maneira natural e o apresentador consegue improvisar quando necessário.


10 – Mantenha contato com o olhar

Manter contato com o olhar pode gerar vínculo durante a apresentação e abrir diálogo para posterior contato.

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